Cinfães

História e Identidade

[RE]Descobrir Cinfães

Cinfães localiza-se no Norte de Portugal, na margem esquerda do rio Douro, a pouco mais de uma hora de distâncias das cidades do Porto, Vila Real e Viseu.

Com uma frente ribeirinha voltada para o rio Douro e abrangendo duas áreas classificadas da Rede Natura 2000 – o rio Paiva e a serra de Montemuro, o município possui valores naturais ímpares, com especial destaque para a riqueza da biodiversidade e a singular beleza das paisagens.
Cinfães é, também, terra de elevados valores históricos e culturais. Os vestígios megalíticos pré-celtas comprovam uma ocupação que chega a atingir 5 milénios. E das ordens emanadas pela Igreja em plena Idade Média perduraram até aos nossos dias, sóbrios, robustos e valiosos templos românicos.

A fundação multisecular e a relevância histórica de Cinfães envolvem personalidades como D. Egas Moniz, que daqui saiu enquanto senhor de Ribadouro; D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, que aqui partilhou a sua infância; e o General Alexandre Serpa Pinto, filho de famílias nobres, que daqui partiu para descobrir África e aqui regressou para dar conhecimento dela ao mundo.

Com o conjunto de marcas dos tempos, o canal do rio Douro potencia hoje as melhores experiências de chegada. A Serra de Montemuro, espaço de excelência para os bovinos de raça Arouquesa, é hoje um dos locais com maior presença tradicional da ruralidade. O Vale do Bestança, com uma beleza ímpar, exibe ainda uma forma natural repleta de verdes prados, rios e ribeiras, e as mais verdadeiras espécies de biodiversidade, numa envolvente de recantos protegidos à invasão.

Por tudo o que lhe está associado, Cinfães é, como diz o poeta J. Saraiva:

a amena região onde em favores os Deuses se esmeram

Área: 239,29km2
Freguesias: 4

População: 20.427
Habitantes (Censos 2011)

Ponto mais alto: 1381m

Pico do Talegre
(Serra do Montemuro)